sábado, 30 de novembro de 2024

Até um cachorrinho rosnador chegou para roubar-me tempo!

As bodas de cerâmica chegaram! E como são lindas! Cada peça mais sofisticada que a outra. Algumas são chinesas, outras romanas ou francesas. São lindas e tem seu valor, mas nenhuma delas passa perto da sua beleza, da sua leveza ou brabeza. Minha Água é a melhor expressão da natureza! Como me alegro e sinto a felicidade em nossas paredes marcadas de águas pluviais, cada gota, cada enchente, cada inundação faz a história acontecer. Elevo meus olhos para cima em sinal de contemplação e agradecimento, cerco em volta e vejo nossas crias, um sorriso toma conta. Até um cachorrinho rosnador chegou para roubar-me tempo! Vivo grato e feliz em meio as mais lindas cerâmicas do universo galáctico!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

__Uai, dizem que em Ribeirão tá bão de serviço...

O quarto estava semelhante a uma cela superlotada mas com a diferença de que ali havia um certo conforto. Janelas arejantes eram a principal diferença. Quarto para 4 pessoas confortavelmente instaladas e lá estavam quase 30. Era o começo dos anos 2000 e estávamos a todo vapor com a inauguração recente da Casa Santa Gemma. Muitos ex-moradores de rua tentando a sorte na Santa Gemma, lugar de dignidade e fraternidade, porque não dizer igualdade e liberdade também? Estava deitado em um canto e coberto da cabeça aos pés. Os acolhidos não sabiam que eu estava ali, afinal, meu quarto era na capela onde mantinha um tapede forrado aos pés do altarzinho de Nossa Senhora da Conceição. Então, aproveitando que estava meio camuflado, comecei a escutar as conversas aleatórias entre eles: __Cê tava no trecho? __Nada, tava trabalhando mesmo... __Que trabalho era? __Carvoeira. __Eita lasquera! Trabalho dos inferno!! __É, e nem recebi! Saí fugido e devendo...ainda bem que o Jack me achou... __O rapaizim é gente boa né?? __Demais, só estendeu a mão... Outro entra na prosa: __Mano, tô na tremura pura! __Cachaça? __Pedra! Essa desgraça não me deixa! __Uai, mas é você que tem que deixar! Tem que ter opinião! __Até tenho mas você nunca deve ter fumado pedra... __Pede pro Jack arrumar uma clínica pro cê! __Cê tá doido?? Não quero ficar preso e rezando ajoelhado!! __kkkkkkkkkkkk __Ôoo maluco! __fala. __Cê tem o trem? __Não, aqui não pode... __Foda... __Vai correr o trecho? __Uai, dizem que em Ribeirão tá bão de serviço... __Vai tá mesmo, tá cheio de feira e __Rodeio também? __Ahh vai ter! __Bora amanhã? __Bora!

terça-feira, 11 de junho de 2024

Tudo acabou em doce.

Estávamos numa espécie de centro histórico não sei de onde. Também ninguém soube de onde vieram tantas abelhas para nos picar! Foi um corre corre! Gente gritando, gente em desepero procurando qualquer lugar para se esconder. Peguei uma placa de acrílico e saí correndo tentando me proteger. Ajudei uma senhora que estava sendo consumida por abelhas e senti duas picadas certeiras no pescoço. __Obrigado seu moço!! Não foi um vampiro. Suspiro! Uma porta aberta! Vamos! Gritei. Entramos e era um grande restaurante, estava cheio mas os únicos que chegaram fugindo de um enxame foi eu e a senhorinha, coitada, toda inchada. Fomos caminhando ofegantemente até uma mesa livre, logo ali, na mesa ao lado, um homem degustava uma iguaria banhada com mel puro. Assustei. Do outro lado um casal em lua de mel! Ah! E como entrada pão de mel! Tudo acabou em doce.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Amanhã devo experimentar camarão.

Uma nova engrenagem social tenta por para funcionar quem estava sentado sob as sombras. Não que seja errado sentar-se sob a sombra de quaquer coisa, o problema é não deixarem os outros também usufruírem. "A sombra é para todos", como diz aquele ditado popular. Somada à água fresca aí que as coisas ficam mais belas! Mas não adianta sombra e água fresca, é preciso variar a bebida e juntar alguns petiscos, exceto camarão pois os camarões são as baratas dos oceanos. Isso não é preconceito, mas conheço muita gente que morreu depois que comeu camarão. O sol brilha tão intensamente que seu brilho ofusca o brilho natural de pessoas que se acham o centro do universo. Pense nestas pessoas. Ok. Nossa finitude é a metáfora do que é efêmero, mesmo assim, muitos de nós preferem apenas as sombras. Viver de sombra e não aproveitar o que a luz do sol pode nos dar é colocar mais pressa nessas efemeridades. Apesar do pouco tempo de uma geração, cada segundo deve ser aproveitado ao máximo. Um segundo se faz minuto, horas e dias de bons proveitos. As experiências da vida não se fazem apenas sob a escuridão, mas passam por todos os elementos da natureza. Não não não! Sombra não é um elemento da natureza, mas depende de um para existir! Na caverna do Platão estão muitas pessoas que se cansaram de procurar a luz e preferem o aconchego da sombra, mas isso tem seu preço. Seria a alienação? Ou a tal zona de conforto? Que zona é essa gente? Muitos de nós se esforça pra chegar nessa zona para depois ter que sair? Que zona é essa? É que a zona de conforto não pode ser para sempre. É esta sombra que nos segura e daí não vivemos mais nada. De fato, precisamos nos aventurar! Amanhã devo experimentar camarão.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Deram a poltrona do papai para o capeta

O triste 8 do 1. Dia que entrou para história do Brasil como um dos momentos mais repugnantes e insólitos, digno de ser recordado como o dia em que um monte de gente trajando camisetas da seleção brasileira de futebol decidiu quebrar tudo achando que a quebradeira causaria a restituição do poder aos fascistas e emergúmenos. Vale lembrar que esse mesmo povo já havia ficado exposto às intempéries na porta dos quartéis Brasil afora e estava cheio de mágua e cançaso, depois de marcharem em vão, dormindo em colchonetes e comendo pão com carne moída, sentiram na pele a experiência de ser pobre em um assentamento 5 estrelas. Até os banheiros eram unissex. Já pensou? Dia de gente frustrada e perdida, derrotada e cega. Quase todos de uma classe média alta inconformada com a vitória da democracia. Os pobres que estiveram naquela investida maluca continuam atrás das grades. Parabéns pra eles! Estão aprendendo da forma mais justa sobre consciência de classe. O Brasil não voltará para uma experiência militarizada pois todos sabem que foi um tremendo fracasso. Período terrível de corrupção e endividamento, além da perseguição política, tortura e tudo que fez da época um verdadeiro declínio democrático e humano. O 8 do 1 é para não esquecermos que existiram pessoas capazes de continuar apoiando uma figura patética apesar de todos os pesares. Patética, irresponsável e fracassada em seus propósitos, se é que tinha algum pois o que presenciamos em 4 terríveis anos foi um vergonhoso nada. Defesa da vida foi o que menos vimos, defesa da família? Só a dele. Defesa da pátria? Só vimos declarar amor para os EUA. Temor a Deus? Rá! Um cara que imita uma pessoa morrendo de COVID não tem temor a Deus, mas zomba da sua criação. Falando em Deus, como teve evangélicos e católicos radicais apoiando a morte, o linguajar chulo e todo tipo de patifaria anticristã! Esse povo fez as igrejas se envergonharem. Semearam e multiplicaram as mentiras via whatsapp, deram fala e crédito às tolices, levaram para suas salas o pior do ser humano e acharam tudo muito justo, pois lutavam contra a terrível ameaça comunista. Enfim, deram a poltrona do papai para o capeta. Agora que essas insanidades ficaram no passado, creio que podemos deixar o 8 do 1 como única coisa para se recordar dessa quadrilha que esteve no poder de 2018 a 2022. O deprezo pela coisa pública, pela vida, pela democracia, pelas autoridades constituídas e pela arte. Adeus para nunca mais.